quarta-feira, 12 de abril de 2023

 A RELIGIÃO NO EGITO ANTIGO 


O Egito antigo é uma grande fonte de mistério e desperta muita curiosidade no mundo ocidental, principalmente quando falamos sobre sua religião, povoada por criaturas exóticas. Importante lembrar que o que, atualmente, chamamos de mitologia, era para os egípcios da antiguidade, religião.

Pesquisas arqueológicas têm mostrado que a religião do Egito antigo surgiu ainda antes da escrita, ou seja, antes de 3500 a.C., ainda no período pré-dinástico. No princípio, as divindades eram amórficas, sendo relacionadas a fenômenos da natureza, como raios e trovões. O Sol e água, com o tempo, acabaram ganhando personificação divina, ao contrário do deserto, apesar de sua importância no contexto local.

Com o tempo, os deuses egípcios passaram a ser representados por figuras de animais, e, posteriormente, por figuras que mesclavam características físicas de animais e humanos, chamados de antropozoomórficos. Outro detalhe interessante é que as divindades, mesmo tendo a forma de animais, eram representadas realizando atividades humanas, como podemos observar na Paleta de Narmer, datada de por volta de 3200 a.C.

Tais deuses também tinham comportamentos, sentimentos e desejos humanos. Eles bebiam, tinham variações de humor e se relacionavam amorosamente entre si. Mas não havia maniqueísmo, diferente da religião desenvolvida na Fenícia. Havia uma certa dualidade provocada pelas suas personalidades multifacetadas.

Se pudermos sintetizar a religião egípcia em duas principais características, com certeza afirmaríamos que ela era politeísta e se baseava na crença da vida após a morte. O panteão de deuses egípcios é enorme, mas um de seus principais representantes é, sem dúvida, Osíris. Filho de Geb e Nut, Osíris teve como irmãos Seth, Neftis e Isis, que também se tornou sua esposa - algo que acontecia na família real, o casamento entre irmãos.

Osíris e Seth sempre foram antagônicos, um dominando a região fértil e o outro reinando sobre a região árida. O fato é que Seth sempre invejou seu irmão, que acabou caindo em uma de suas armadilhas, acabando assassinado. Sua esposa, Isis, encontrou seu corpo nos pântanos, mas Seth arranjou um jeito de roubar o corpo e esquartejá-lo, espalhando suas partes por todo Egito. Isis, com a ajuda de Anúbis, realizou vários encantamentos, ressuscitando Osíris por um tempo suficiente para que ele pudesse fecundá-la. Dessa concepção nasceu Hórus, que ao se tornar adulto, derrotou seu tio, recuperando o trono do Egito. 

A religião do Egito antigo é rica em narrativas místicas. O mito de Osíris é só um exemplo das maravilhosas histórias que povoam a mitologia egípcia.

Referências:

FERRAZ, Marcelo Gonçalves. Deuses do Egito: Uma perspectiva cinematográfica sobre a mitologia egípcia. p. 171-176 Disponível em https://www.academia.edu/37575108/Pr%C3%B3ximos_Orientes

SANTOS, Poliane Vasconi dos. Religião e sociedade no Egito antigo: uma leitura do mito de Ísis e Osíris na obra de Plutarco (I d.C.) / Dissertação de Mestrado – Faculdade de Ciências e Letras de Assis – Universidade Estadual Paulista: Assis, 2003.

SILVERMAN, David. O divino e as divindades no Egito antigo. In: SHAFER, Byron (org.). As religiões no Egito antigo. São Paulo: Nova Alexandria, 2002. p. 21-107.


Quer fazer um curso completo de História? O curso História para ENEM e Concursos tem mais de 100 aulas, totalizando quase 20 horas de vídeos, e cabe perfeitamente no seu orçamento.

Acesse 

www.udemy.com/course/historia-da-idade-moderna/?referralCode=D634A052D4A4DB3033CB



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.