sábado, 3 de novembro de 2018



O CINEMA E A RECONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA


O cinema tem uma grande contribuição a dar quando falamos sobre a reconstrução do passado e dos fatos que envolvem o passado. Tal qual uma reconstituição de um crime, realizada com o objetivo de tentar rever o passo-a-passo da evolução de um delito, envolvendo envolvidos e peritos criminais, o filme tenta reconstruir fatos importantes de determinada temática.
O filme Bohemian rhapsody, em cartaz nos cinemas, é um ótimo exemplo de como pode ser realizada tal reconstrução histórica. O cineasta Bryan Singer, que já havia realizado X-men, soube utilizar os efeitos visuais com muita propriedade, para reconstruir o momento histórico principal em Bohemian rhapsody, a apresentação do Queen no evento Live Aid.
Como se trata de um evento da História do Tempo Presente, a apresentação original da banda pode ser vista, no longínquo 13 de julho de 1985, como se fosse hoje, graças à massiva cobertura dada pelas emissoras de TV, e assim ser comparada com a versão realizada pelo cineasta. Acesse o link https://youtu.be/A22oy8dFjqc e assista. Da mesma forma, podemos observar como a cena foi recriada, acessando o link https://youtu.be/CdqoNKCCt7A.
De qualquer forma, comparando a transmissão do Queen no Live Aid, e vendo a reconstrução do passado, realizado pelo cineasta Singer, percebemos que a versão cinematográfica não é “milimetricamente” igual. Nem poderia ser. Se assim o fosse seria uma aberração. A história não pode ser recriada, mas sim reconstituída. Assim como um crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.