domingo, 26 de agosto de 2018



OS CAMINHOS DA PESQUISA HISTÓRICA E SEUS NOVOS PANORAMAS 



Tendo por fonte de investigação o Banco de Teses da Capes, entre o ano de 1998 e 2007, Flávia Caimi analisou os resumos ali presentes, com o objetivo de averiguar quais as principais temáticas defendidas pelos pesquisadores de história, entre outros dados coletados.

De acordo com a autora, foi observado que as temáticas mais recorrentes dizem respeito à construção do conhecimento, ensino-aprendizagem, formação e prática docente e fontes e métodos.

Caimi (2015, p. 23) explica que fontes e métodos tem por finalidade analisar o uso de “determinados objetos de aprendizagem na aula de história ou nos materiais escolares”, especialmente cinema e televisão, entre outros. Além disso, a autora levanta o questionamento sobre as tendências e perspectivas em relação à direção dos estudos no campo de ensino de história.

Quanto à utilização de filmes, observa-se que os mesmos não foram produzidos com finalidade pedagógica, sendo necessário, dessa forma, que seja realizado um tratamento metodológico para essas mídias.

Além disso, faz-se necessário que o objeto fílmico não seja explorado como simples ilustração, banalizando-o. É preciso que os filmes sejam tomados“[...] como objetos de investigação histórica [...]” (CAIMI, 2015, p. 30).

CAIMI, Flávia Eloisa. Investigando os caminhos recentes da história escolar: tendências e perspectivas de ensino e pesquisa. In: ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca (Org.). O ensino de história em questão: cultura histórica, usos do passado. Rio de Janeiro: FGV, 2015.

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