OS CAMINHOS DA PESQUISA HISTÓRICA E SEUS NOVOS PANORAMAS
Tendo
por fonte de investigação o Banco de Teses da Capes, entre o ano de 1998 e
2007, Flávia Caimi analisou os resumos ali presentes, com o objetivo de
averiguar quais as principais temáticas defendidas pelos pesquisadores de
história, entre outros dados coletados.
De
acordo com a autora, foi observado que as temáticas mais recorrentes dizem
respeito à construção do conhecimento,
ensino-aprendizagem, formação e prática docente e fontes e métodos.
Caimi
(2015, p. 23) explica que fontes e
métodos tem por finalidade analisar o uso de “determinados objetos de
aprendizagem na aula de história ou nos materiais escolares”, especialmente cinema
e televisão, entre outros. Além disso, a autora levanta o questionamento sobre
as tendências e perspectivas em relação à direção dos estudos no campo de
ensino de história.
Quanto
à utilização de filmes, observa-se que os mesmos não foram produzidos com
finalidade pedagógica, sendo necessário, dessa forma, que seja realizado um
tratamento metodológico para essas mídias.
Além
disso, faz-se necessário que o objeto fílmico não seja explorado como simples
ilustração, banalizando-o. É preciso que os filmes sejam tomados“[...] como
objetos de investigação histórica [...]” (CAIMI, 2015, p. 30).
CAIMI, Flávia Eloisa. Investigando os caminhos
recentes da história escolar: tendências e perspectivas de ensino e pesquisa.
In: ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO,
Rebeca (Org.). O ensino de história em
questão: cultura histórica, usos do passado. Rio de Janeiro: FGV, 2015.
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